segunda-feira, 2 de agosto de 2021

ESTÓRIA PARA CRIANÇAS: BRINCANDO DE VIAJAR NO SÍTIO

 

BRINCANDO DE VIAJAR NO SÍTIO

 

Era uma vez dois irmãozinhos gêmeos, chamados Chelelé e Chilili, que moravam em um pequeno sítio no interior do menor Estado do Brasil.

Eles eram pobres, mas muito inteligentes e criativos quando queriam brincar.

Embora não tivessem dinheiro, sonhavam em viajar nos mais diversos meios de transportes. Então, certo dia, Chelelé disse a Chilili: “irmão, vamos brincar de viajar. Eu escolho os meus transportes e você escolhe os seus e nós vamos dar uma volta ao mundo. E se conseguirmos, chegaremos até os outros planetas e às estrelas”. Chilili respondeu: “Vamos sim, vamos viajar hoje mesmo”.

E, assim, cada um sentou numa tora de pau seco (tronco), segurando em pequenos galhos secos e começaram a imaginar sua viagem com diversos meios de transportes:

Chelelé: Eu vou de carro, ou de táxi, metrô ou trem, carreta, ônibus, van, topic, moto também,  de bicicleta, de carroça, trator ou caminhão, charrete, foguete, espaçonave ou avião. 

Chilili: Vou de jumento, a cavalo ou mesmo a pé, ou de patins, esqueite, esquis, eu vou com fé.  Se é de turismo, se para a lua ou para a terra inteira, casa, trabalho, escola, roça ou para feira.

 

Chelelé: Vou com navio, bote, barco, submarino, com balsa, lancha, jetesquis, sigo destino,  com ferreboat, com jangada ou outra embarcação, vou pelo rio ou mar afora em navegação.

Chilili: Não vou andar nem dirigir na contramão, vou conduzir, vou pilotar com atenção, Não vou beber nem vou andar com malandragem, pra onde for ou de que for é boa viagem. 

E faziam alguns barulhinhos imitando sons de seus meios de transportes: Zummm, pambam, pibiiii, rooommmm e outros sons na sua grande imaginação, sorrindo felizes por estarem realizando a viagem dos seus sonhos e do jeito deles.

E cada um deles ia dizendo: sou piloto, maquinista, motoqueiro, astronauta, ciclista,  motorista, comandante, guia, condutor, levando vida para o lugar aonde eu for. Se pelo céu, se pela terra. ou pelo mar,  em ferrovia, alguma trilha por onde andar  seja com idoso, adulto, jovem ou com criança,  quero chegar com alegria e segurança!

- Tchau, papai, tchau, mamãe, voltaremos logo! 

E, assim, os dois viajaram para um monte de lugares na sua imaginação criativa, saudando o povo no caminho por onde passavam e ficando muito felizes pelas viagens que fizeram. E, depois, entrando em casa, contaram aos seus pais todo o trajeto da viagem. Seus pais gostavam de ouvir as suas histórias por serem muito criativos e riam junto com eles. E eles eram felizes nas suas vidas mesmo tendo algumas dificuldades!

Às vezes, podemos não ter muito, mas podemos aproveitar todas as oportunidades que a vida nos oferece e nos sentirmos felizes como Chelelé, Chilili e sua família!

 

                                                                                                Ir. Elenilza MI - 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário