segunda-feira, 2 de agosto de 2021

A ROSA E A ROSEIRA - UM SÍMBOLO DE VIDA

A ROSA E A ROSEIRA – UM SÍMBOLO DE VIDA

      A rosa pode se tornar uma vida humana a nível de comparação. Ela nasce pequenino botão, que vai se formando até tornar-se uma rosa. Desabrocha aos poucos, pétala por pétala. Tem beleza, exala perfume, existe de várias cores. Esta é a parte de nossa vida onde estão as boas realizações, as alegrias, sucessos, conquista, vitórias, superações, enfim, onde tudo se encontra BEM e BONITO.

      Ela traz consigo os espinhos que estão ligados a ela desde o seu nascimento e vivem harmoniosamente, porque é uma obra perfeita. Os espinhos são as dificuldades, o sofrimento, o fracasso, as decepções, aquilo que ainda não conseguimos mudar para melhor. Porém, os espinhos nunca impediram que a rosa fosse apreciada, admirada, querida por muitos ou por todos, de fazer parte da beleza de uma casa ou de um jardim. Pois não existe vida na terra sem dificuldades.

      A rosa, seja num vaso de flor, seja na roseira, chega um tempo em que a rosa murcha, para que lembremos que aqui não existe alegria permanente. É preciso esperar um novo botão despontar, se abrir, para reaparecer a beleza e o perfume desejado.

      Quando somos furados (espetados) por um ou mais espinhos, é o momento da dor, é o que não queríamos, não esperávamos, não desejávamos. Mas a rosa, que tem beleza e perfume, faz com que vamos ao seu encontro procurando entrar em harmonia com seus espinhos, esforçando-nos para andar no caminho de uma vida integrada: onde se aceita e assume tudo: AS ALEGRIAS E AS TRISTEZAS, AS FACILIDADES E AS DIFICULDADES.

      Quando é cortado o galho da roseira, ela dá tudo de si para fazer brotar um ou mais galhos novos naquele lugar, FAZENDO SEMPRE RENOVAÇÃO DE SUA VIDA PARA QUE HAJA MAIS ROSAS. O galho que foi cortado pode ter pouca duração de vida, mas, se ele é replantado em outro lugar, regado, cuidado com carinho, pode brotar e multiplicar-se dando origem a uma nova roseira com novos galhos e flores, nascendo assim, uma nova vida diferente da que tinha antes, mas de igual valor porque deixou-se agir PELA GRAÇA DE DEUS;

      Em nossa vida humana, pode acontecer de um ou outro galho ser afastado da roseira  que estava, seja pela vontade própria, seja por várias outras causas, mas se ele é cultivado em outro lugar, continua existindo vida, continua sendo a rosa e a roseira de outra parte do jardim; às vezes crescendo ao lado ou bem perto da roseira a que pertencia antes.

      Há um período em que as roseiras não apresentam rosas, mas continuam verdes e se encontram no jardim como todas as outras plantas, sem destaque especial. É o período neutro de nossa vida, onde não existe grandes alegrias e nem grandes tristezas; continua apenas o seu cultivo, o seu verde, a esperança. Cuidando com carinho e amor, regando para que no tempo propício apareçam as rosas. Em nossa vida espiritual o CULTIVO QUE DEVE EXISTIR SEMPRE É A ORAÇÃO. Indispensável em nossas vidas para enfrentarmos os espinhos que aparecem, os sofrimentos que vêm quando menos esperamos.

      A roseira florida é o tempo especial das alegrias, dos LOUVORES E AGRADECIMENTOS A DEUS.

      A roseira furando com seus espinhos é o momento de sofrimento, momento especial de PEDIR AJUDA PARA NÃO DESANIMARMOS E DE PROSSEGUIR EM FRENTE COM CORAGEM! Seja pedindo através da oração, seja buscando ajuda nas pessoas capazes de nos ajudar e de nos entender, COM O CORAÇÃO ABERTO E CONFIANTE!

      Em todos os momentos bons, neutros e dolorosos, deve haver o cultivo constante, para que possamos dizer: AQUI EXISTE VIDA!

      Eu, você, nós somos as rosas e as roseiras do jardim de Deus e da humanidade!

                                                            Ir. Elenilza MI - 1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário